Meu filho está indo para o 2º ano, quantas dúvidas, angústias… – Colégio Parthenon

Meu filho está indo para o 2º ano, quantas dúvidas, angústias…

Um currículo infantil de gente grande
1 de novembro de 2018
Geometria como elemento do sensível
28 de novembro de 2018

Os filhos cresceram e o universo do infantil passa a ocupar um outro lugar. Momento de todos se reportarem às lembranças vividas, boas recordações, conquistas realizadas… Um filme passa na cabeça de todos…

Por outro lado, pais carregam a preocupação com os novos desafios e desconfortos que podem vir a surgir. O que fazer para minimizar esse sentimento? O instinto de proteção é muito forte, as próprias experiências dos pais, enquanto alunos, podem colaborar ainda mais para com esse sentimento.

E as crianças? Por incrível que pareça, são mais tranquilas, vibram com as novidades, são mais abertas às mudanças, curtem as novidades… Na verdade, eles se sentem grandes!

A data das avaliações são anotadas na agenda para organização do aluno. Se houver dúvidas, consulte também o calendário escolar que se encontra disponível no site do Colégio para organização das famílias.

O momento da entrada no 2º ano é um marco muito grande na vida das crianças. As responsabilidades aumentam, muitos procedimentos novos são trabalhados, muitos conhecimentos serão adquiridos e novas amizades serão feitas num contexto em que há aumento considerável da carga conceitual… Para que tudo isso aconteça, o aluno recebe, por parte das professoras, toda atenção necessária para que as conquistas sejam realizadas, respeitando-se o tempo de cada um.

Portanto, contamos com os pais, no sentido de acreditarem na potencialidade de seus filhos. É importante dizer a eles o quanto estão preparados para essa nova etapa e o quanto acreditam neles. Algo importante também é estabelecer um canal de confiança com a escola.

A lição de casa e lembretes são anotados na agenda sempre no dia da entrega.

Aqui no Parthenon, cuidamos muito desse momento em que pais e alunos são acolhidos. A reunião com as famílias para esclarecimento de dúvidas acontecem no segundo semestre do 1º ano. Além disso, no fim do ano, os alunos visitam a nova unidade que, no ano seguinte, será o seu novo espaço de aprendizagem, até a sua saída para a universidade. Os alunos dos 2os anos os acolhem e contam um pouco da rotina que será vivenciada, mostrando um pouco do material a ser utilizado, além de apresentarem as famosas 18 dicas para começarem bem essa nova etapa de sua aprendizagem.

Sejam muito bem vindos pais e crianças!!

Cristiane Bassani
Coordenadora do Fundamental I