Experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente nas múltiplas narrativas das crianças na Educação Infantil - Colégio Parthenon

Experiências de cuidado de si, do outro e do ambiente nas múltiplas narrativas das crianças na Educação Infantil

Projeto de Potencialização da Escrita
9 de novembro de 2020
Conhecendo o artista Vik Muniz
18 de novembro de 2020

Débora Zóia, professora do Grupo 3 do Colégio Parthenon Vila Augusta e especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades, juntamente com Damaris Gomes Maranhão, doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP e especialista em cuidados na Educação Infantil, relata sua experiência com as crianças de 2 a 3 anos em um artigo publicado na Revista Zero-a-Seis, editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/CED/UFSC). 

“Olhar para o cuidar como experiência constituinte, muda a postura e a ideia ainda presente na sociedade que o cuidado é um fazer simples, pragmático, dirigido apenas ao que poderia ser classificado como necessidades básicas, corporais, como se essas pudessem ser dissociadas das emoções, sentimentos, linguagens, pensamentos, cultura que constituem a mente. (…) Assim as autoras reafirmam o proposto por Gonzalez-Mena (2014) que consideram que o cuidado é curricular, uma vez que é impossível separar as experiências vivenciadas pela criança no seu processo de aprender sobre si mesma, sobre os outros e todos os outros conhecimentos construídos pelo humano.”

Acesse o link e leia o artigo na íntegra!

Clique AQUI.