Somos alunos do Colégio Parthenon, fazemos parte de um projeto chamado “Fome de Quê” e o nosso tema é sobre como as escolas lidam com a educação de alunos surdos ou com deficiência auditiva.
O grupo decidiu, como intervenção, criar um Instagram @projeto.pcd.parthenon, onde postamos informações e dicas de como lidar com pessoas surdas, diferença entre inclusão e integração e coisas do tipo.
Além da página no Instagram, criamos um formulário e realizamos uma pesquisa sobre pessoas com deficiência auditiva e perguntamos se os alunos do nosso colégio estariam dispostos a participar de uma eletiva que ensinasse LIBRAS.
Boa parte das respostas foram positivas e a partir disso elaboramos uma carta pedindo que a coordenação de nosso colégio aceitasse essa ideia.
Os surdos e as pessoas com deficiência auditiva enfrentam grandes problemas em seu cotidiano por conta de outras pessoas que têm dificuldade em lidar com a situação. Isso acontece principalmente porque a população não é ensinada a conviver com as deficiências em seu dia a dia.
Podem ser usados vários termos para descrever alguém com problemas auditivos, no entanto, não podem ser classificados como sinônimos.
Há uma diferença entre surdez e deficiência auditiva. O último caso geralmente se caracteriza por um grau de perda, mesmo que em algum momento esta se torne total. Na maioria dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar por meio da linguagem oral e já escutou os sons em algum momento. O surdo, por sua vez, tem total ausência de audição.
Formulário
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2WHLhXuQQoAobpSEw9TD_19EVLoGuKZb_bQbo9x6DABAXHg/viewform
Carta que fizemos para a criação de uma eletiva
https://docs.google.com/file/d/1yH9gU2EIbjyuWfPwLU-xhXU1lIioS93D/edit?usp=docslist_api&filetype=msword
Integrantes do grupo:
– Gabriela Finotti Gomes
– Igor Ferreira Sousa
– Laissa Ryie Yamashita
– Luigi Rafael da Fonseca
– Pedro Lemos Volpi
– Vitória Barros Vicaroni de Souza