As doenças negligenciadas são doenças infecciosas que afetam, principalmente, a população mais pobre e vulnerável do Brasil, reforçando, assim, ainda mais a perpetuação dos ciclos de pobreza e desigualdade.
Há diversas doenças negligenciadas pelo mundo, infelizmente, uma das mais comuns é a esquistossomose, que é a que focamos no desenvolvimento de nosso projeto: um site com informações sobre a doença, bem como formas de prevenção.
A esquistossomose é uma doença aguda e crônica, popularmente conhecido como barriga d’água, causada pelo parasita Schistosoma mansoni.
O principal objetivo do nosso projeto foi dar mais visibilidade a esse problema, especialmente à classe média/alta brasileira, já que muitos o negligenciam por afetar a parcela mais pobre da população, que, na verdade, é bem grande no Brasil.
Apesar de não aparentar, as doenças negligenciadas matam centenas de milhares de brasileiros. Isso é um problema que, além de envolver a saúde pública, envolve as condições sociais de diversos brasileiros.
Como não desperta o interesse da maioria das indústrias farmacêuticas brasileiras, o que nós podemos fazer é informar, mostrar como essas pessoas sofrem, além de alertar, para que menos pessoas se infectem com a doença.
Esperamos deixar clara a importância disso tudo e que, com cada vez mais pessoas se preocupando com essa situação, um dia essas doenças não sejam mais negligenciadas.
Integrantes do grupo:
– Beatriz Magalhães Moreira
– João Ricardo Gomes de Oliveira
– Maria Eduarda de Castro Fernandes
– Valentina Gutierrez de Oliveira Lopes