Práticas de Banda

O projeto de práticas de banda tem como objetivo formar grupos amadores que atuam no cenário musical jovem, considerando-se os estudos prévios de instrumento e/ou canto. Esses alunos cursistas ampliam os conhecimentos relacionais e artísticos nas práticas coletivas. O trabalho acontece semanalmente e está sob a orientação e supervisão didática do coordenador de projetos musicais.

Os encontros são realizados na sala ambiente de música e as bandas são formadas a partir das identidades musicais dos alunos. Dentre alguns temas e conteúdos que são trabalhados estão: criação e definição de repertório, arranjo, composição, releitura de peças musicais, conhecimento e timbragem de equipamentos, dinâmica (saber quando tocar alto ou baixo), técnica de gravação em estúdio e performance de palco. As apresentações das bandas acontecem interna e externamente, em eventos específicos e/ou momentos de compartilhamento desse trabalho com a comunidade escolar.

As práticas de banda são oferecidas gratuitamente aos alunos e a outros membros da comunidade escolar que se interessem pelo projeto.

Dúvidas Frequentes

Para se inscrever no curso, o aluno precisa ter algum conhecimento musical e já tocar o instrumento escolhido.
O cantor ou cantora precisa ter o mínimo de conhecimento de técnica vocal e repertório. Para participar, basta procurar a secretária e marcar uma audição com o professor Valter Gomes.

Não, os pais e familiares também podem participar com seus filhos ou de forma individual. Lembrando que as aulas em famílias possuem condições especiais, se informem com o coordenador para mais detalhes.

As datas e horários são flexíveis de acordo com a disponibilidade da agenda dos professores. Cada aluno pode combinar direto com o professor. Lembrando que os horários não coincidem com o período em que o aluno(a) está estudando na escola.

Piano, Teclado, Violão, Cavaquinho, Ukulele, Contrabaixo, Guitarra, Bateria, Técnica Vocal e outros cursos em que tiver interesse e não faça parte da nossa gama oferecida, ainda.

Não existe uma restrição de idade, todos os alunos estão convidados a participar das aulas.

O valor da mensalidade de qualquer um dos cursos é R$250,00. Esse valor é referente a 1 aula por semana com duração de 60 minutos. E todo o material didático é fornecido pelo professor do curso sem custo adicional ao da mensalidade.

Conheça nossa Equipe de Professores

Guitarrista e produtor musical. Formado em guitarra pela Fundação das Artes em São Caetano do Sul, SP. Acompanhou e gravou com os artistas: Jair Rodrigues, Claudio Zoli, Roger (Ultraje a Rigor), Afonso Nigro, Nasi (Ira), George Israel (Kid Abelha), Luiza Possi, Otaviano Costa, Luiz Pinheiro, Vânia Bastos e Arrigo Barnabé

Discografia: Banda Chernobyl, Ricardo Parronchi, Nivaldo Davilla, Luiz Pinheiro, Maurício Nunes e Japinha (CPM22)

Atualmente realiza Shows com o cantor e apresentador Otaviano Costa e ministra Workshop para as marcas Borne Amplificadores, Tagima Guitars e Mac Cabos.

Sérgio Vieira – OAB número 56192. Iniciou seus estudos de teoria musical com Carlos de Lima (in memoriam). Estudou Bateria no Grupo AMA e Escola DRUM com Flávio Pimenta, ingressou na Escola Municipal de Música, onde estudou Percussão erudita com Joaquim de Abreu. A convite do guitarrista Neville Lion viajou para Itália, lá tocou também com as bandas Beleza Latina, Fantasia Brasiliana, acompanhou músicos como Carl Porter (LENDA DO JAZZ), José Augusto, Ney Portylio, Coimbra, Alvinho e outros.

Atuou como percussionista na peça SEGRETI a cura de Valério da Fonseca onde teve sua estreia na Ambasciata Brasiliana (Roma). De volta ao Brasil, tocou na banda Kiona, foi integrante da Orquestra Sinfônica de Jazz projeto Cemasp.

Atualmente participa dos Festivais do Brasil com a cantora Ruth Glória e é professor nas escolas MHS e ArtMusic.

Atua profissionalmente como músico, professor e produtor há mais de 20 anos. Estudou contrabaixo, coral e teoria musical na ULM, Universidade Livre de Música, hoje ULM Tom Jobim. Como sideman, acompanhou vários artistas como Fernando Deluqui e Paulo Ricardo (RPM), Roger Moreira (Ultraje a Rigor), Kiko Zambianqui entre outros.Como autor, tem um livro lançado sobre gaita blues, pela editora irmãos Vitale, a mais antiga editora de música no Brasil.

Tem vários CDs lançados com bandas diversas e está prestes a lançar o terceiro da carreira solo, onde o mesmo produziu e compôs todas as músicas, além de cantar e tocar vários instrumentos.

Atualmente, além de lecionar canto e baixo elétrico, em 2 unidades da franquia americana School of Rock, também se dedica aos projetos Choro plugado e Funk town, onde, desde de 2003, vem se apresentando em projetos culturais viabilizados pelo SESI, banco do Nordeste, SESC, entre outros.

O guitarrista Paulo Guilherme Barboza começou seus estudos ao violão ainda na pré-adolescência, e, após um ano, migrou para a guitarra. Com influências que vão desde George Benson, black music, até o rock progressivo dos anos 70 e 80, passou por vários estilos musicais em mais de 20 anos de carreira tocando na noite paulistana.

Práticas de Banda