Projeto Pedagógico – Ensino Fundamental I – Colégio Parthenon

Currículo Ensino Fundamental I


Os anos iniciais do Ensino Fundamental correspondem a uma etapa muito importante da escolaridade, pois possibilitam a compreensão da cultura escrita e da matemática, fazendo com que o aluno se desenvolva em múltiplas formas de comunicação que facilitam a sua expressão, criação e compreensão do ambiente natural e social.

Essa etapa possui cinco anos letivos, do 1° ao 5° ano. Nesse período, a faixa etária adequada dos alunos é de seis a dez anos. Por considerarmos que as crianças de seis anos necessitam de um tempo maior para organizar as novas formas de relação com o mundo e suas aprendizagens, o primeiro ano permanece no espaço físico da Educação Infantil.
Nesta fase, compreende-se que há uma maior autonomia da criança em relação aos movimentos e à própria identidade; por isso, há um estímulo ao seu pensamento criativo, crítico e lógico. Uma das principais características deste período é que os alunos têm, normalmente, um único professor, exceto em algumas disciplinas específicas ou complementares. Esta é uma condição mais adequada para esta faixa de idade, pois permite que os estudantes tenham menos troca de docentes.

A matriz curricular está em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, garantindo assim os direitos de aprendizagem das crianças nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física), Ciências Humanas (História e Geografia), Matemática e Ciências da Natureza.
Utilizamos como recursos estratégicos para o favorecimento das aprendizagens as sequências, projetos, atividades em ambientes virtuais, estudo do meio e resolução de problemas. Todas essas metodologias têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades necessárias para a construção da identidade, da cidadania e autonomia do aluno.
Em Artes, particularmente, os alunos trabalham com quatro linguagens artísticas: música, dança, artes visuais e teatro, sendo ministradas duas em cada semestre. Essa variedade propicia experiências do fazer artístico, de práticas de leitura e ampliação de repertório.

Em Inglês, somos apoiados pelos recursos pedagógicos da Educate, que, além de colaborarem para o aprendizado de forma contextualizada e lúdica, preparam nossos alunos para os exames da Cambridge.

Como é o primeiro ciclo: primeiro, segundo e terceiro ano?


Esse período valoriza e articula as situações lúdicas de aprendizagem vivenciadas na Educação Infantil. Também prevê uma progressiva sistematização dessas experiências no tocante às novas formas de relação com o mundo e às possibilidades de resolução de problemas, de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos — bem como testá-las e refutá-las, com o intuito de elaborar conclusões — em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

O letramento e a alfabetização se apresentam como eixo estruturante para a organização curricular, garantindo o sentido de continuidade para a aprendizagem efetiva da leitura e da escrita nesses três primeiros anos da escolaridade.

Como é o segundo ciclo: quarto e quinto ano?


Essa fase mantém a ideia de consolidar aspectos significativos da alfabetização, tendo como base fundamental a interdisciplinaridade. Nessa fase, os estudantes têm mediações pedagógicas orientadas pelos professores a fim de aprofundarem conhecimentos adquiridos nos anos anteriores e, também, acessar novos saberes.

Dessa forma, ocorre significativa sistematização de conhecimento nas diversas áreas (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) sem deixar de lado os aspectos socioemocionais e lúdicos inerentes à faixa etária. A alfabetização e o letramento, nessa etapa, colocam-se no lugar transversal, perpassando ainda todas as áreas do conhecimento em permanente sentido de continuidade e desenvolvimento da criança.

Horários do ensino fundamental I


O período escolar, nesse segmento, está distribuído em 5 aulas diárias de 50 minutos cada uma, totalizando, na semana, 25 horas/aula, tanto para o turno da manhã quanto para o da tarde.

Período Integral: 7h30min às 18h.
Manhã: 7h30min às 12h.
Tarde: 13h30min às 18h.

Projetos Institucionais


APC - Atividades Práticas de Campo: têm como objetivos desenvolver uma atitude investigativa nos alunos, relacionar o conteúdo trabalhado em sala de aula ao conteúdo que encontramos no dia a dia e, principalmente, deixar explícito que podemos aprender, em um processo exploratório, também fora da escola.

Evento Literário do Colégio Parthenon e Mostrexplique: são eventos bienais que constituem momentos importantes de apresentação dos trabalhos produzidos, ao longo dos trimestres, pelos alunos, nas áreas de Linguagens e Ciências da Natureza.

Rituais de passagem: são aqueles momentos que marcam a finalização de ciclos importantes da vida escolar dos alunos e precisam ser validados e vencidos de forma sensível e significativa. No Colégio Parthenon, alguns rituais que declaram o crescimento das crianças e adolescentes são realizados em atividades envolvendo alunos, professores e familiares.

Olimpíadas Acadêmicas: o Colégio Parthenon incentiva a participação de alunos e alunas do 4º e 5º ano em olimpíadas científicas, de diferentes áreas do conhecimento.

Leituras permanentes: trimestralmente, um novo título da leitura compartilhada faz parte da rotina dos alunos. A professora, nesse momento, desempenha o papel de modelo de leitora mais experiente. Tal prática aproxima os alunos de clássicos e de histórias que possibilitam inúmeras discussões. As rodas de leitura são um outro momento de destaque no segmento, pois toda semana os alunos podem levar para casa um novo título e, ao final, registrar suas impressões no caderno de memórias, registro que acompanha os alunos por todo o período dos anos iniciais.

Atividades extracurriculares


Atividades esportivas: A prática de esportes é bastante valorizada por toda a equipe do Colégio Parthenon,por isso oferecemos aos alunos diferentes modalidades esportivas fora do horário habitual de aula. Vôlei, futsal, basquete, handebol, judô, capoeira, xadrez, ginástica artística e ritmos e movimentos são as práticas que compõem a grade de atividades extracurriculares desse segmento.

Integral: O período integral visa trabalhar procedimentos de estudante; além de realizar as lições de casa e retomadas de conteúdo, as crianças possuem todos os dias atividades que trabalham o corpo, a criatividade e a imaginação.

Tecnologias Educacionais: Parte importante das competências necessárias ao estudante e cidadão de hoje é aquela referente ao uso das novas tecnologias, em particular, as da informação. Para isso, contamos com uma infraestrutura, visando à utilização de dispositivos eletrônicos e seus diferentes recursos, como ferramentas para desenvolver o conteúdo das disciplinas.

Google for Education: corresponde a um conjunto de ferramentas de produtividade desenvolvidas para promover a colaboração em sala de aula e tornar mais eficientes as relações de ensino e aprendizagem.

Chromebooks: a utilização desse dispositivo acontece desde o 2º ano. Tal ferramenta torna o aprendizado mais dinâmico e eficiente, promovendo trocas potentes de saberes e experiências entre os alunos, tendo o professor como mediador dessa aprendizagem.

Matific e Khan Academy: a utilização das plataformas Matific, para os alunos de 2º e 3º ano, e Khan Academy, para os alunos de 4º e 5º ano, em Matemática, possibilita aos alunos uma sistematização diária do conteúdo estruturante da disciplina, além de proporcionar um aprendizado por meio da ‘gamificação’ (aprendizagem por meio de jogos).

Espaço Maker: a sociedade moderna trouxe, no seu desenvolvimento, exigência de novas competências. Com isso em mente, a escola, em seu Espaço Maker, imerge o estudante na Cultura de Inovação. Através do contato com ferramentas de marcenaria, eletrônica e novas tecnologias, tal espaço permite à criança colocar a mão na massa, mediante orientações de educadores especialistas, buscando o desenvolvimento de projetos, superação de desafios e potencialização de habilidades necessárias para a vida.

Avaliação do Ensino Fundamental I


A avaliação tem caráter formativo e, para tanto, são utilizados instrumentos e procedimentos levando em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando, além das especificidades de cada disciplina.

Nas turmas de 1 ºs ano, o instrumento avaliativo do processo de aprendizagem é o Relatório de Acompanhamento Individual, com periodicidade trimestral. O conteúdo de cada relatório é compartilhado presencialmente com as famílias em agendamentos com as professoras, durante o período de Plantões, com as datas previstas no calendário institucional.

A partir das turmas de 2ºs anos, os instrumentos do processo de avaliação compõem os resultados trimestrais, e a nota para promoção é 7,0.