Projeto Pedagógico – Ensino Médio – Colégio Parthenon

Currículo Ensino Médio

A partir de 2022 os alunos terão uma Formação Geral Básica para o desenvolvimento de competências e habilidades nas quatro áreas do conhecimento, e deverão optar por um itinerário formativo específico que esteja em sintonia com seus projetos de vida.

Quem é o aluno do ensino médio?

Os jovens que chegam ao Ensino Médio são, em sua totalidade, nascidos no século XXI, e apresentam como características principais:

• Praticidade;
• o desejo de estudar assuntos relacionados com a sua realidade e de buscar soluções para problemas concretos;
• a necessidade de serem ouvidos e de terem suas opiniões respeitadas;
• a vontade de fazer parte de algo que impacte positivamente a vida das pessoas e, acima de tudo;
• querem aprender coisas que os auxiliem na execução de tarefas do seu presente, e não apenas aprender coisas que serão úteis para um futuro que é cheio de incertezas e caracterizado pela permanente mudança.

O que o médio precisa ser?

Além de ser um momento de consolidação e aprofundamento de aprendizagens adquiridas em segmentos anteriores, deve promover uma formação humanista integral em suas múltiplas dimensões, promovendo por meio de uma educação empreendedora o desenvolvimento de competências que asseguram a continuidade dos estudos em outros níveis e em outros contextos, a preparação para o mundo do trabalho e a fruição da vida em todas as suas dimensões.

E o que são os itinerários formativos?

É uma parte do currículo que corresponde a um conjunto de unidades curriculares ofertadas pelo colégio que possibilitam aprofundamento dos saberes em uma ou mais áreas do conhecimento específicas. A oferta dos itinerários tem por finalidade valorizar o protagonismo dos estudantes e adequar a formação aos seus projetos de vida.

Ao final da 1ª série do Ensino Médio, os alunos poderão escolher um itinerário integrado, ou de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ou de Matemática e Ciências da Natureza.

Parthyou

O Novo Ensino Médio do Colégio Parthenon está estruturado em torno de uma proposta que incorpora a experiência escolar, as individualidades e a necessária formação para o mundo. Busca levar nossa juventude a refletir e agir com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas em três dimensões: social, econômica e ambiental.

Como fica o currículo?

O currículo do Novo Ensino Médio será estruturado em cinco núcleos distintos:

• Formação Geral Básica;
• Projeto de Vida;
• Imersão;
• Eletivas;
• Expansão;

Formação geral básica

O Núcleo de Formação Geral Básica contempla todas as disciplinas do Núcleo Comum, como Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Inglês, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química e Biologia. Por lei, este núcleo deve ocupar 1.800 horas do currículo, distribuídas pelas três séries do Ensino Médio.

Projeto de vida

O Núcleo Projeto de Vida é formado por cinco unidades curriculares diferentes: Identidade e Contexto, Estratégias de Estudos, Mundo do Trabalho, Dimensão Ética e Social e Tutoria e Orientação Profissional. Este núcleo privilegia o desenvolvimento de competências socioemocionais que apoiem a aprendizagem de ferramentas para a construção dos projetos futuros dos estudantes.