+ Parthenon – Colégio Parthenon

+ Parthenon

Coral de Alunos


A presença efetiva da musicalização nos primeiros anos da escolarização fomenta a valorização não só da escuta, como também do canto ao longo do percurso escolar. No colégio Parthenon, essas práticas levam em conta as diversas frentes de interesse dos alunos, que, em seus momentos de estudo extracurricular, podem ampliar suas competências em relação ao canto e às práticas de instrumento, e/ou banda.

Este trabalho com a voz evidencia a plasticidade e os recursos de interpretação das canções, bem como favorece a criação de repertórios autorais que levem em conta as potências vocais do grupo.

Os encontros do coral de alunos é semanal e, a cada ano letivo, novos alunos são integrados ao processo, permitindo, dessa forma, a continuidade dos trabalhos.

Ao longo do ano letivo, acontecem momentos para compartilhar as conquistas do grupo, com as famílias e a comunidade escolar.

Práticas de Banda


O projeto de práticas de banda tem como objetivo formar grupos amadores que atuam no cenário musical jovem, considerando-se os estudos prévios de instrumento e/ou canto. Esses alunos cursistas ampliam os conhecimentos relacionais e artísticos nas práticas coletivas. O trabalho acontece semanalmente e está sob a orientação e supervisão didática do coordenador de projetos musicais.

s encontros são realizados na sala ambiente de música e as bandas são formadas a partir das identidades musicais dos alunos. Dentre alguns temas e conteúdos que são trabalhados estão: criação e definição de repertório, arranjo, composição, releitura de peças musicais, conhecimento e timbragem de equipamentos, dinâmica (saber quando tocar alto ou baixo), técnica de gravação em estúdio e performance de palco. As apresentações das bandas acontecem interna e externamente, em eventos específicos e/ou momentos de compartilhamento desse trabalho com a comunidade escolar.

As práticas de banda são oferecidas gratuitamente aos alunos e a outros membros da comunidade escolar que se interessem pelo projeto.

Projeto de Artes Parthenon


A arte e a cultura sempre estiveram ligadas à missão e aos valores do Colégio Parthenon. Por meio de um currículo arrojado que privilegia as práticas artísticas, o estudo dos repertórios culturais e as leituras de imagem das obras de arte de diferentes séculos; os alunos adquirem conhecimentos e aprendem a expressar-se por meio de suas poéticas pessoais.

Nos últimos anos, adequamos os espaços educativos aos processos de criação e, ao atender os documentos nacionais, integramos as quatro linguagens - música, dança, teatro e visuais ao Ensino Básico. Diante das necessidades de uma escola conectada à contemporaneidade, acreditamos que a arte e a cultura contribuam para o fortalecimento da identidade de nossos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do Século XXI.

PAC


O componente curricular “Atividades Complementares” implica a criação de um sistema de pontuação que tem por objetivo estimular e reconhecer as atividades artísticas, culturais, esportivas e científicas, vivenciadas por nossos alunos em seus horários de estudo ou lazer, dentro ou fora da escola. Caracteriza-se por uma prática encontrada em diversas universidades nacionais e internacionais que permite aos alunos o desenvolvimento do hábito de pesquisar e frequentar outros espaços de conhecimento.

À medida que o aluno apresenta os seus comprovantes de participação em atividades realizadas, ele recebe pontos conforme regras estipuladas em um regimento anual. Os alunos ampliam, dessa forma, seus repertórios pessoais e fazem um intercâmbio entre os saberes escolarizados e os saberes diversos. Esse componente tem modificado as culturas de lazer e entretenimento das famílias que fazem parte da nossa comunidade escolar, tornando esses momentos mais prazerosos e diferenciados.

Projeto de Voluntariado


Os alunos, familiares e os profissionais do Colégio Parthenon sempre foram sensíveis e se voluntariaram em favor de causas que envolvam as necessidades de outras pessoas. Foi assim, olhando para o outro, que nasceu o projeto DOE, uma ação mais efetiva que envolve nosso público em propostas de cunho social, cultural e educacional.

À medida que esta prática foi sendo ampliada, iniciamos um processo de formação e qualificação das ações de voluntariado no Parthenon. Essa formação estimula os alunos a trabalharem e se envolverem em projetos dentro e fora do ambiente escolar, projetos esses que possam contribuir para mudar algumas das realidades injustas de nosso país. O que mais valorizamos nesse processo é o protagonismo dos jovens e a sua disponibilidade em aprender e compartilhar com o outro.

FLIPAR


Com fins na formação do leitor literário, os projetos de leitura de obras clássicas sempre fizeram parte do cotidiano escolar do Parthenon.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o colégio constrói situações de aprendizagem significativas no que diz respeito ao contato com os livros e com a leitura. Para essa escola, não basta uma boa seleção de clássicos da literatura universal.

É imprescindível um trabalho consistente centrado em projetos que encaminhem para uma grande mostra literária.
Nascido de uma pequena feira de livros chamada Pelepê-trás, o Festival Literário Parthenon tornou-se, desde 2009, um importante evento cultural da cidade de Guarulhos. Mostras de trabalhos, análises literárias, releituras poéticas de obras clássicas, bate-papo com autores são algumas das atividades que acontecem durante o evento. Trata-se de singular momento para repensar a importância da literatura dentro e fora dos âmbitos escolares. O evento bienal, além de ser momento de divulgação de um trabalho bem realizado com os alunos, é também de grande importância para a cultura citadina.

Bibliotecas e Salas de Leitura


As bibliotecas do Parthenon contam com um acervo de mais de 10 mil exemplares, e atendem os alunos e a equipe pedagógica do colégio.

A formação de nossos alunos como leitores é objetivo principal do trabalho de nossas bibliotecas, e realizamos ações efetivas nesse sentido; seja com atividades semanais de leitura, que fazem parte da rotina dos alunos da Educação Infantil, ou através de empréstimos e devoluções de materiais, que encontram-se disponíveis para escolha e organizados de maneira a atender os interesses e necessidades de nossos usuários.
Cada uma de nossas bibliotecas conta com um funcionário apto a orientar os usuários para a realização de pesquisas, seleção de materiais e sugestão de leituras para os alunos, com base em critérios de qualidade e relevância, neste caso, buscando estimular a leitura independente e prazerosa. Nosso acervo é avaliado e atualizado com frequência, tendo como norte o interesse de nossos usuários, além da garantia de uma diversidade de fontes, valorizando a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico dos nossos alunos.

MOSTREXPLIQUE


Investigando o mundo, divulgando Ciências

Desde 2007, o Colégio Parthenon abriga a maior Feira de Ciências de Guarulhos. O MostrExplique é um espaço destinado aos nossos estudantes, para que possam entrar de cabeça no mundo das investigações científicas.

Durante 6 meses, alunos e alunas, desde a educação infantil até o ensino médio, debruçam-se sobre os mais variados temas, sob a orientação da equipe pedagógica de Ciências, testando suas hipóteses, construindo modelos, realizando experimentos e imergindo nesse mundo misto de descobertas, curiosidade e pesquisa.
Depois de tanto trabalho, no dia da feira, o público pode aprender fenômenos e conceitos de Física, Química, Biologia, Matemática, Astronomia e tantas outras áreas, divertindo-se com as exposições interativas e dinâmicas, onde tantas Ciências conversam entre si, articulando e divulgando a infinidade de conhecimentos à nossa volta; mostrando o mundo e explicando seu funcionamento...

Olimpíadas Acadêmicas


Excelência no ensino à mostra

Olimpíadas esportivas são amplamente conhecidas...os melhores atletas do mundo reúnem-se para demonstrar o resultado de fortes treinos e muita dedicação...um palco da excelência desportiva.

Da mesma forma, as olimpíadas acadêmicas vêm, há cerca de 25 anos, convocando jovens brasileiros para uma disputa de conhecimentos em Física, Química, Biologia, Matemática, Astronomia, História e tantas outras áreas, proporcionando, muito mais do que uma competição, uma oportunidade para observarmos nossos alunos e alunas enfrentando avaliações externas de altíssimo nível.

O Colégio Parthenon, com sua política de oferecer ensino de excelência, além de buscar a constante evolução cognitiva de seus estudantes, incentiva-os a participar de tais competições, oferecendo “fortes treinamentos” através de aulas avançadas para nossos “atletas”. O resultado pode ser visto todos os anos, com nosso elevado número de estudantes classificados para as fases finais de tais olimpíadas, além das tantas medalhas e menções conquistadas pela escola.