Práticas de Banda – Colégio Parthenon

Práticas de Banda

Práticas de Banda


O projeto de práticas de banda tem como objetivo formar grupos amadores que atuam no cenário musical jovem, considerando-se os estudos prévios de instrumento e/ou canto. Esses alunos cursistas ampliam os conhecimentos relacionais e artísticos nas práticas coletivas. O trabalho acontece semanalmente e está sob a orientação e supervisão didática do coordenador de projetos musicais.

Os encontros são realizados na sala ambiente de música e as bandas são formadas a partir das identidades musicais dos alunos. Dentre alguns temas e conteúdos que são trabalhados estão: criação e definição de repertório, arranjo, composição, releitura de peças musicais, conhecimento e timbragem de equipamentos, dinâmica (saber quando tocar alto ou baixo), técnica de gravação em estúdio e performance de palco. As apresentações das bandas acontecem interna e externamente, em eventos específicos e/ou momentos de compartilhamento desse trabalho com a comunidade escolar.

As práticas de banda são oferecidas gratuitamente aos alunos e a outros membros da comunidade escolar que se interessem pelo projeto.