Currículo da Educação Infantil


O Colégio Parthenon desenvolve um currículo específico na Educação Infantil, voltado ao atendimento às crianças entre 1 e 5 anos, o qual integra todas as situações relativas aos cuidados com as situações de aprendizagem. As séries que compõem a Educação Infantil são organizadas, considerando as características peculiares de cada faixa etária.

Crianças de 1 a 3 anos


Nessa faixa etária, consideramos a criança pequena como um ser competente e com potencial para se relacionar desde seu nascimento e acreditamos ser essencial estabelecermos com ela uma relação de confiança e colaboração.

Nesse período, o currículo é baseado no investimento das relações afetivas, na liberdade dos movimentos e no desenvolvimento da autonomia, por promoverem bem-estar físico, afetivo e psíquico às crianças.

Os momentos de cuidados durante as experiências do cotidiano e nas brincadeiras ou na troca de fraldas representam muito para a construção de um vínculo afetivo entre a criança e a educadora!

Crianças de 4 e 5 anos


O currículo dessa faixa etária compreende propostas que consideram as crianças como sujeitos potentes, capazes de agir, com direito de se expressarem nas múltiplas linguagens que possuem, de comunicarem seus desejos e incômodos e de vivenciarem regras e combinados no coletivo. As crianças têm acesso à cultura, participam de situações de interações com outras crianças e com outros adultos, brincam, investigam, pesquisam e refletem sobre temas diversos que as instigam na busca constante pelo saber.

Nesses grupos, há um investimento no desenvolvimento da autonomia. Os alunos cuidam de seus pertences e do material que usam, conversam para resolver problemas e aprendem a reconhecer o diálogo como forma de expor seu ponto de vista e compreender os outros. ​Integram o currículo, além do que é previsto na Base Nacional Comum Curricular, aulas com professores especialistas:

Nos Grupos 1,2 e 3 (1, 2 e 3 anos, respectivamente): Musicalização e Inglês
No Grupo 4 (4 anos): Musicalização, Inglês e Artes
No Grupo 5 (5 anos): Educação Física, Musicalização, Dança, Teatro e Inglês

Período de Adaptação


É um período considerado necessário para que a criança se familiarize com esse novo contexto e espaço. Também é importante para que a família e a escola se conheçam e estabeleçam um bom relacionamento. Nesse período, as propostas de atividades são bem envolventes com o intuito de privilegiar o entrosamento entre as crianças e a criação de um vínculo cada dia mais afetivo e seguro com as educadoras.

No início, o responsável pode ficar em sala, junto à criança e, com o passar dos dias, a insegurança dá lugar à alegria das atividades vividas e das relações compartilhadas.

Formação dos Professores


O Colégio Parthenon assume a formação de seus professores com a mesma seriedade e responsabilidade com que trata a formação de seus alunos. Todos os nossos professores possuem formação acadêmica em nível superior de acordo com área em que atuam. Além da formação pessoal de cada um, o Colégio investe na formação “na ação”, que significa refletir constantemente sobre as questões do dia a dia. O professor revê a própria prática à luz das principais teorias da educação atual, troca experiências com seus pares, debate caminhos e encontra soluções que favoreçam o avanço da aprendizagem dos alunos.

​Para mais informações, baixe a ficha completa ou agende uma visita.