G1 – 1ºA – Impactos da Tecnologia sobre o Meio Ambiente

310

Primordialmente, é preciso contextualizar o termo “tecnologia” trabalhado pelo grupo. Trata-se de um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento do conhecimento científico em diversas vertentes, visando solucionar problemas e satisfazer as necessidades humanas, de forma a fabricar novos objetos e consequentemente, modificar o meio ambiente.

Dessa forma, enxergamos a tecnologia como facilitadora do cotidiano, porém até onde essa funciona de maneira efetiva? Até que ponto é possível tê-la como facilitadora, e não como uma ferramenta prejudicial? Destacando a questão ambiental, como a tecnologia se mostra positiva, de maneira a prezar pelo meio ambiente, e não como ameaça à preservação dele? Como grupo, reconhecemos o efeito social e ambiental de todas as manifestações tecnológicas, porém optamos por enfatizar a linha tênue existente entre a valorização do ativismo pelo meio ambiente e o desenvolvimento efetivo da sustentabilidade através da tecnologia.

Juntos, idealizamos um projeto que apelidamos de “Casa Sustentável”, a qual reúne todos os meios e instalações sustentáveis que encontramos através das nossas pesquisas. Trata-se de um projeto repleto de vantagens do ponto de vista sustentável, que promove alterações conscientes no ambiente, garantindo sua preservação, a mesma medida que atende todas as necessidades e normas da edificação moderna. Entretanto, a Construção da “Casa Sustentável” se faz absurdamente cara dentro dos valores reais.

Assim, levando em conta um cenário popular e os tempos de crise, onde qualquer economia é válida, decidimos aplicar sobre o nosso projeto algumas práticas sustentáveis bem simples de serem executadas. Em meio à montagem da “Casa Sustentável”, tentamos aproveitar a luz e a ventilação natural com a instalação de diferentes janelas; para decoração da casa, utilizamos móveis e objetos de matéria-prima ecológica e, em especial, construímos o jardim vertical no piso superior da casa e visamos à arborização da área externa.

Confira o tour virtual pela nossa “Casa Sustentável”:

Tour Virtual:
https://drive.google.com/file/d/1KMnWwsAGhBjYKL-R9kwpgyWp_-QC0K6E/view?usp=sharing

Integrantes:
Beatriz Lima
Beatriz Boarato
Dário Santos
Gabriel Féria
Guilherme Ferreira