G3 – 9ºC – Ocupações Irregulares nas Cidades

157

Somos alunos do 9° ano da turma C do Colégio Parthenon, Unidade 1 no Jardim Bom Clima e, desde o início deste ano, estamos trabalhando em um tema de grande importância a ser discutido, “As Ocupações Irregulares nas Cidades”. Durante nosso projeto procuramos entender os fatores que causam este problema no país e suas consequências, além de buscarmos por ONGs e outras organizações que procuram ajudar as pessoas que enfrentam este problema.

Sempre tivemos como objetivo amenizar ou acabar com essa questão, para isso, entramos em contato com diversos políticos da região de Guarulhos, ONG’s e outras instituições. Neste momento, onde não tínhamos certeza se obteríamos ou não resposta de alguma organização ou cargo público, pensamos em criar um site que tem como principal objetivo conscientizar o máximo de pessoas através de nossa pesquisa. Após alguns dias, obtivemos resposta da ONG Teto Brasil,  uma organização que atua em 19 países da América Latina, que busca superar a pobreza de pessoas nas comunidades precárias por meio do empenho comunitário e da mobilização de jovens voluntários e voluntárias.

Durante a entrevista com a gerente social nacional da TETO Brasil, Juliana Simionato, tratamos de diversas questões em relação às ocupações irregulares. Durante a entrevista perguntamos o por quê de a TETO considerar este problema relevante e o porquê ser tão importante acabar com esta situação no país. Também questionamos alguns tópicos, procurando saber: “Quais são as principais dificuldades enfrentadas pela equipe?”, “Como esse período alterou o trabalho que vocês realizam?” e “Em quais regiões do país vocês mais atuam?”. Por fim, perguntamos se a ONG recebe algum tipo de auxílio, como nós poderíamos ajudar a amenizar e futuramente acabar com este problema e o que nosso grupo e a população poderiam fazer para acabar com o preconceito e discriminação (um dos principais fatores que provocam o surgimento de moradias irregulares).

Ao fim da entrevista, decidimos que a melhor opção para ajudar a amenizar este problema e muitos outros que acabam propiciando-o seria a conscientização populacional por meio de um site que poderá ser acessado por este link: https://ocupacoesirregular.wixsite.com/projetofomedequedk.

Nesse endereço, você encontrará algumas informações sobre nós, além de nossa entrevista com a  TETO Brasil, nossas pesquisas e informações de nossa escola. Esse site criado por nós apresenta como principal objetivo, não só apresentação de nossas pesquisas, mas sim a conscientização de todos, para que assim tudo isso possa ser amenizado e a sociedade possa, então, conviver de forma igualitária.

Integrantes:
Luiz Gustavo Santana Dias Gomes