G5 – 9ºB – Fome de Árvore

226

A Informação Científica Contra o Desmatamento

As florestas são formações de extrema importância para o planeta Terra, servindo de abrigo para um grande número de espécies animais e de diferentes seres vivos, fazendo com que elas sejam um grande “berço de biodiversidade”, porém todo ano nós perdemos grande parte das florestas em todo o planeta, como em 2019, quando perdemos 11,9 milhões de hectares de floresta no total, uma área que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de campos de futebol.

O número de hectares de florestas que são destruídas todo o ano é bem grande, mas o que perdemos com isso exatamente? Um exemplo que podemos citar é a quantidade de umidade no ar que as árvores deixarão de soltar na atmosfera, como as árvores da Amazônia, com dez metros de diâmetro em suas copas, que podem bombardear até trezentos litros de água em forma de vapor para o ambiente. Essa umidade que as árvores liberam é de extrema importância para as regiões ao redor da floresta, por aumentar a quantidade de chuvas na região, o que é especialmente importante para regiões que não recebem umidade vinda do mar.

Além da umidade que elas liberam, o que mais elas fazem? Outra característica que devemos ressaltar é a quantidade de gás carbônico que as árvores conseguem reter, sendo que uma árvore já “adulta” consegue absorver, em média, aproximadamente 22 quilogramas desse gás por ano, e com a derrubada ou queimada das árvores, grande parte desse gás absorvido é liberado rapidamente para a atmosfera. Mas por que manter esse gás em pouca quantidade é importante? O gás carbônico causa dor de cabeça, problemas de visão e cansaço geral para as pessoas quando em grande quantidade, porém, além de causar um mal para o corpo humano, ele também é um dos principais gases que causam o efeito estufa, aumentando a temperatura global, derretendo as geleiras no Polo Norte, por exemplo.

Agora você deve estar pensando como podemos fazer com que o número de árvores sendo derrubadas comece a diminuir; uma das formas mais simples seria a preferência da compra de produtos feitos com madeira reflorestada, pois com isso você estaria desincentivando que outras empresas desmatem mais florestas à procura de matéria-prima, porém também podemos realizar movimentos para que nossos governos tenham maneiras mais eficazes de proteger nossas florestas.

Pensando nisso, nosso grupo criou uma conta no Instagram para propagar como o desmatamento é um grande problema para todo o planeta. Pedimos que, se possível, visite-a (@fome_de_arvore). E, para concluir, gostaríamos de pedir para você plantar uma árvore, pois com isso você estará ajudando a toda população e também a árvore irá deixar o espaço ao seu redor muito mais atraente.

Integrantes:
André Bassani Cavalle
Rafael Celestino de Lara
Beatriz Esteter Rocha
Bárbara Finke Raiter José
Gabriel Packer