G3 – 9ºA – Saneamento Básico em Guarulhos

230

O saneamento básico é um direito que é assegurado pela constituição e definido na lei número 11.445/2007, o saneamento básico refere-se  às condições de saúde pública relacionadas à água potável e ao tratamento do esgoto.

A falta de saneamento pode ter diversas consequências, por exemplo, ingerir água contaminada pode ocasionar  diversas doenças, tais como a febre tifoide, cólera, hepatite A, poliomielite e teníase e causar a morte. Esgoto não tratado despejado inadequadamente também pode contaminar os lençóis freáticos, o solo, as reservas de água, causando a morte de animais e a redução de água potável disponível.

Guarulhos está entre as 20 piores cidades no saneamento básico, além de somente realizar o tratamento de 12% de seu esgoto. 

A proposta dada é que a Sabesp assuma o fornecimento direto de água potável aos moradores. 

Com isso, a Companhia investirá cerca de R$ 1,7 bilhão durante o contrato, além de repassar recursos complementares para que a prefeitura faça obras relacionadas ao saneamento básico, como a construção de novas moradias em bairros, também fará melhorias e ampliações nas tubulações de coleta, o que levará mais esgoto para tratamento. 

A produção de água potável do Saae corresponde a cerca de 13% do consumo de toda a cidade. 

O grupo, como forma de conscientização, criou um perfil no Instagram que divulga dados e estatísticas sobre a falta de saneamento básico em Guarulhos. Nosso instagram se chama @saneamentobasico.guarulhos

Outra coisa que o grupo fez, foi que tentamos nos comunicar com a prefeitura de Guarulhos, para receber algum tipo de informação e saber melhor como esse problema funciona na cidade. 

Esse é um exemplo de postagem que nós fazemos em nosso Instagram. Esse é um vídeo explicativo da Sabesp, no qual explica detalhadamente todo o processo de tratamento de água. 

Esse é outro exemplo de postagem que nós fazemos. Nessa, falamos sobre o lixo em Guarulhos, explicamos um pouco sobre a coleta de lixo e a empresa que é responsável por isso. Explicamos também sobre a falta de eficácia desse serviço, como atraso de salários e greves. 

Link:
https://www.guarulhos.sp.gov.br/

Integrantes:
Giovanna Martinez de Oliveira
Mariana Modotte
Marielly Pereira
Pedro Lopes
Julia Cazzotti