quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Quem Somos

Nossa história, de mais de 40 anos, também está marcada com a característica de pensarmos estratégias de trabalho com projeto. Com isso, a equipe do Colégio Parthenon vem tendo um crescimento muito significativo dentro desta perspectiva didático-pedagógica.

O engajamento dos alunos de 9º ano Fund II e 1ªs EM tem protagonizado as relações com a busca de saberes nas diferentes áreas do conhecimento. O biênio 2019-2020 foi objeto de uma ampla pesquisa sobre o tema da FOME, não só a ausência e a carência dos alimentos , mas as diferentes necessidades que o homem contemporâneo enfrenta neste sentido.

Em 2019 todos os artigos, vídeos, campanhas entre outras produções elaboradas pelos alunos foram condensadas em uma revista eletrônica bilíngue, que julgamos ser o veículo mais indicado para o compartilhamento das propostas de trabalho. Era a hora de tornar públicas estas produções com a comunidade escolar.

Chegamos a 2020, com os grupos definindo os focos e os problemas que desejavam investigar, mas em pouco tempo fomos todos afastados de nossas rotinas, por conta da quarentena Covid-19. Isso nos trouxe alguns desafios e a necessidade de corrigir as rotas dos grupos que se mobilizaram pelos números e pelas circunstâncias que o Brasil enfrenta.

A adequação dos trabalhos on-line e as estratégias de orientação dos grupos foram cuidadosamente articuladas pela nossa equipe pŕofissional, o que viabilizou rapidamente mudanças nas estratégias de trabalho. O contato contínuo e quase único com os novos formatos de comunicação propiciou o desenvolvimento da Revista “Fome de quê? nº 2”, que tem seu lançamento previsto para outubro próximo.

Conheçam agora os Teasers do projeto; eles vão aguçar a curiosidade de vocês!!!

Abraço,
Equipe Projeto
Colégio Parthenon – Bom Clima

Diógenes da Silva Ribeiro Sobrinho
Bacharel em biologia pela Universidade Santa Úrsula – RJ. Tem especialização em fisiologia vegetal pelo Instituto de Botânica de São Paulo. Atua como professor de Ensino Médio e fundamental desde 1980. Atualmente é professor de Biologia para o segmento do Ensino Médio no Colégio Parthenon.

Gisele Maia
D
outora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com Doutorado-Sanduíche na University of Oxford, onde pesquisou os efeitos da mediação de leitura feita pelo narrador em Alice’s Adventures in Wonderland e suas traduções. Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem especialização em Inglês para Fins Acadêmicos na UCLA (University of California Los Angeles) e também no ensino de Língua Portuguesa pela UNICAMP. Integra há 12 anos o Grupo de Pesquisa “O Pensamento Pedagógico de Paulo Freire: uma leitura”. É autora do material didático do Sistema Mackenzie de Ensino e professora do programa bilíngue do Colégio Parthenon.

Joyce Carvalho
Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa “Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares” e é professora de história do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio no Colégio Parthenon. Pesquisadora da área de Ensino História e a tese que está produzindo reflete sobre as representações de mulheres nos livros didáticos de História no Brasil.

Pedro Henrique Guelfi  Soares
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com ênfase em Ciência Política, cursa segunda graduação em licenciatura na área de História. É ex-aluno do Colégio Parthenon, foi convidado a atuar como professor do Ensino Fundamental em 2020.

Mirca Bonano
Graduação em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, segunda graduação em Pedagogia pela faculdade Paulista São José. Atua como coordenadora do projeto de Artes do Colégio Parthenon Bom Clima e compõe a Equipe pedagógica, responsável pelos componentes curriculares dos Itinerários Formativos.