Cuidados com a Alimentação

98

Integrantes:
Giovana Bonassi
Diogo Hatz
Miguel Henrique
Victoria Bianchi
Raphaella Soares
Ana Barros

O nosso projeto visa conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com a nossa alimentação, tratando de patologias, distúrbios e suas profilaxias. Para isso, fizemos uma trilogia de vídeos informativos com enfoque aos químicos prejudiciais à saúde, obesidade e desnutrição e algumas patologias alimentares. Para divulgação dos nossos vídeos e para atingir um público maior, conseguindo, portanto, conscientizar mais gente, criamos um perfil no Instagram @fome.de_que 

Confira os nossos vídeos no link a seguir: 
https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1FA8OfXRdLi_Mx15Txr5xYig9RCo2euSe 

Infográfico – Obesidade e Desnutrição
Obesidade e desnutrição doenças comuns na sociedade, a obesidade é o acúmulo de gordura no corpo, isso acontece porque ingerimos muita mais gordura do que nosso corpo utiliza, desnutrição diferentemente da obesidade é a falta de ingestão de nutrientes, dependendo da gravidade a doença pode ter níveis e as consequências podem ser irreversíveis, podendo causar a morte.





Você sabia? – Químicos Poluentes

1 – Você sabia que agrotóxicos podem contaminar o leite materno podem prejudicar a saúde do recém-nascido? 

2 – Você sabia que de 2007 há 2017 houve um levantamento de 40.000 intoxicações agudas, sendo que 1.900 pessoas morreram, com a contaminação de agrotóxicos no Brasil?

3 – Você sabia que a União Europeia não permite a exportação de produtos brasileiros com um alto nível de agrotóxicos para o consumo humano?

4 – Você sabia que toda a população mundial um dia vai ser exposta aos agrotóxicos?

5 – Você sabia que os agrotóxicos controlam o número de pragas, contribuindo para a produção agrícola?

6 – Você sabia que substâncias químicas presentes em plásticos podem contribuir para a obesidade infantil?

7 – Você sabia que alimentos como, carnes, peixes, ovos, leite e manteiga podem ser contaminados pela dioxina em suas indústrias? 

8 – Você sabia que a substância química Atrazina é um herbicida frequentemente utilizado no milho capaz de contaminar água potável?

9 –  Você sabia que diminuir o contato com recipientes plásticos, brinquedos e produtos de higiene pessoal pode evitar sua contaminação com o ftalato?

10 – Você sabia que o Perclorato é uma substância usada na fabricação de combustível para foguetes, mas também pode ser aplicada em fertilizantes e herbicidas, sendo capaz de contaminar a produção de alimentos?

Curiosidades – Patologias alimentares
Uma doença de origem alimentar é qualquer doença ou patologia contraída a partir da deterioração de alimentos contaminados. Durante o ciclo de processamento dos alimentos, diversos organismos causadores de doenças podem infectar e contaminar os alimentos. Isto pode ocorrer devido a falta de cozedura dos alimentos ou devido a infestações por Pragas, como no caso de Roedores e baratas presentes nas instalações de processamento de alimentos.

Existem, atualmente, cerca de 250 patologias alimentares diferentes. A grande maioria destas doenças de origem alimentar são provocadas por:

* Bactérias
* Vírus
* Parasitas
* Priões
* Químicos

– O uso excessivo de antibióticos, tanto em seres humanos como em animais de corte (gado, porco, frango…) cria, no longo prazo, superbactérias que não respondem aos tratamentos convencionais.

– Embora salve de 2 a 3 milhões de vidas por ano, a vacinação virou alvo de alguns grupos que alegam, sem qualquer base científica, malefícios dessa estratégia. 

– As doenças causadas por alimentos contaminados produzem principalmente sintomas como vômitos, diarreia e inchaço abdominal, porém podem variar de acordo com o microrganismo que está se desenvolvendo no alimento.

– Normalmente é fácil identificar quando alimentos frescos estão estragados, pois apresentam cor, cheiro ou sabor alterados. No entanto, alimentos industrializados nem sempre apresentam essas alterações devido à presença de substâncias que ajudam a aumentar ao máximo a validade desses produtos. Por isso, é importante estar atento ao prazo de validade e não consumir alimentos vencidos, pois têm elevado risco de estarem estragados.

– É considerado surto de DTA (doenças transmitidas por alimentos) quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como  Botulismo e Cólera, apenas um caso já é considerado surto.

– A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera as patologias alimentares uma grande preocupação de saúde pública global e estima que, a cada ano, causem o adoecimento de uma a cada 10 pessoas e 33 milhões de anos de vida perdidos, além disso, as doenças podem ser fatais, especialmente em crianças menores de 5 anos, causando 420 mil mortes.

– Em muitos surtos é necessário a ação da vigilância sanitária e outros órgãos envolvidos da fiscalização da qualidade dos produtos, os quais deverão tomar medidas para evitar que alimentos suspeitos continuem a ser consumidos, distribuídos e comercializados.

– As doenças transmitidas por alimentos são uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Em muitos países, durante as últimas duas décadas, têm emergido como um crescente problema econômico e de saúde pública. Numerosos surtos de DTA atraem atenção da mídia e aumentam o interesse dos consumidores.

– Normalmente essas doenças são fáceis de serem contraídas, caso você nem tenha um bom hábito higiênico, como o simples ato de levar seus alimentos antes de comer, lavar as mãos e cozinhar bem os alimentos. Deste sendo mais fácil ainda evitá-las.