Parthenon Care

Júlia Fernandes
Larissa Sallum
Maria Eduarda

Entrevista com a diretora do Lar da Irmã Celeste: Informações sobre a instituição e importância do leite na rotina das pessoas que lá são atendidas.

Após diversas pesquisas, o grupo Parthenon Care resolveu se aprofundar nas necessidades de uma instituição localizada na cidade de Guarulhos, chamada Lar da Irmã Celeste.

Ela é conhecida por ser muito antiga e atender crianças e adultos que sofrem qualquer tipo de vulnerabilidade social, seja ela financeira ou psicológica.

O contato com a responsável, Andréia, nos permitiu saber que a maior carência do momento era o leite em pó, utilizado no dia a dia para a alimentação das crianças.

Para sabermos um pouco mais sobre o assunto, visitamos o local e pedimos para que ela nos respondesse a algumas perguntas:

Larissa Sallum (Entrevistadora): Bom Andreia, nós gostaríamos que você nos  contasse um pouco sobre como é o dia a dia no Lar da irmã Celeste, sobre o consumo de leite em pó e uma breve explicação de como são as coisas aqui.

Andreia Gomes (Entrevistada): O lar existe vai fazer 80 anos no ano que vem, atendemos aqui 200 crianças, em questões de vulnerabilidade social.

Temos 100 crianças na escola de manhã e 100 crianças de manhã no projeto e a tarde ocorre a inversão, enquanto os pais vão trabalhar, ter um sossego, as crianças ficam aqui conosco.

As crianças têm 4 refeições por dia, o café da manhã, a colação as 9h (que é o intervalo do café pro almoço), o almoço ao 12h e às 15h o café da tarde.

Temos um consumo muito excessivo de leite por conta das crianças, além dos bolos que são feitos aqui.

Temos também um outro projeto, o CLIC,  onde atendemos 45 adultos e temos 4 turmas. Como eu disse, nós temos um consumo de leite muito excessivo, por conta das quatro refeições das crianças e de terça e quinta fazermos bolo caseiro para o café da manhã e da tarde, tanto os alunos e colaboradores, além do bolo que é feito para os aniversariantes do mês, tanto para as crianças, como para os adultos.

As doações serão sempre bem vindas porque agrega muito né? Querendo ou não, é um custo a menos que nós temos que ter disponível, mas é muito gratificante!

Larissa Sallum (Entrevistadora): Muito obrigada Andreia, pelo contato que manteve conosco e pela nossa recepção, nós ficamos muito felizes em poder ajudar.

Andreia Gomes (Entrevistada): Imagina, o lar que agradece.

Também foi realizado um feedback por email, em que pudemos receber mais algumas informações:

1 – Em quais momentos vocês utilizaram do leite?
Andreia Gomes: “O leite foi utilizado nas refeições do café da manhã, Colação, e café da tarde”

2 – As doações foram suficientes? Quanto tempo durou?
Andreia Gomes: “As doações foram bem vindas ao lar, duraram 1 mês e meio”

3 – A instituição precisa de mais doações? Quais? Andreia Gomes: “Estamos em constante necessidade de doações, nossos gastos são sempre com leite, leite em pó, arroz, açúcar, dentre outras necessidades.”

Você Sabia que é muito importante doar à quem precisa?
Doar é se dedicar a uma causa ou a alguém. A doação é uma medida direta, que pode  ajudar a diminuir grande parte das dificuldades enfrentadas pelas pessoas no mundo.

Se todos tivessem empatia pelo problema do próximo, disponibilizassem-se a ajudar um projeto, talvez a situação não estivesse assim nos dias atuais.

Ajudar o próximo é bom para quem recebe e melhor ainda para quem pratica o bem. O ato de contribuir também nos conecta aos outros, criando comunidades mais fortes e ajudando a construir uma sociedade mais feliz para todos.

Com base em alguns estudos, foi possível comprovar aquilo que muitas pessoas suspeitavam: ajudar o próximo ou praticar uma doação deixa as pessoas ainda mais felizes.

O grupo Parthenon Care decidiu dar ênfase a um problema muito presente na sociedade que não recebe a atenção necessária e acaba se agravando gerando outras complicações.

A fome está em vários lugares, então, decidimos escolher o tema “Doação” para que pudéssemos amenizar as dificuldades de uma instituição, ajudando crianças e adultos.

Realizamos diversas pesquisas na internet e  encontramos a instituição Lar da Irmã Celeste, uma entidade beneficente de assistência social, filantrópica e sem fins econômicos que atua em Guarulhos desde 1980 e, após um contato direto, nos foi informado que a maior carência do local era o leite em pó utilizado na refeição das crianças, por isso decidimos ajudar.

Por ser um alimento completo, o leite pode trazer benefícios para a saúde em todas as fases da vida. Dentre elas, a infância é a fase em que seu consumo é mais importante.
O ministério da saúde diz que a ingestão de leite é tão necessária para o organismo que esse processo é feito desde o nascimento, a partir da amamentação.

Rico em proteínas, vitaminas e minerais, principalmente o cálcio, o leite é essencial para o crescimento das crianças e formação de seus ossos e dentes. Além disso, é uma ótima fonte de hidratação, o que é de suma importância na fase em que brincadeiras e atividades ao ar livre são muito presentes.

O consumo de leite e de seus derivados é essencial à promoção do crescimento e manutenção da vida para o ser humano.

Outra vantagem é a facilidade de aceitação desse alimento pelas crianças, que costumam recusar a introdução de alguns alimentos na dieta, principalmente os ricos em vitaminas e minerais, como vegetais.