Plantae

215

Integrantes:
Beatriz Mayumi
Felipe Ortega
Giovana Duarte
Giovanna Leite
Victor Lopes

Falar sobre chá é tão chato assim?
Hey, e se eu te contasse que tomar alguns chás é muito melhor do que consumir remédios sintéticos? Além de serem naturais, são mais confiáveis e tem muito menos efeitos colaterais, como por exemplo: irritação no estômago e no fígado, entre outros. Esses tipos de remédios são produzidos com substâncias que podem ser agressivas em outros órgãos do corpo.

Como assim você nunca tentou trocar os remédios por chás naturais?
Olha só isso!

Gengibre (Zingiber officinale)
– O gengibre alivia enjoo, náusea e vômitos, reduz dificuldade de digestão e sensação de mal-estar ao viajar de navio, carro ou avião, além de auxiliar na perda de peso também.
– E ainda por cima é muito fácil seu preparo;
– Você sabia que o chá de gengibre é ótimo para reduzir a dor das cólicas menstruais? Isso porque ele tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que aliviam a dor. Além disso, ele ajuda no intestino, estômago e ainda acelera o metabolismo.

Porém, infelizmente apresenta malefícios e contra indicações em crianças e pessoas que apresentam pedras na vesícula biliar, irritação estomacal ou hipertensão não podem ingerir gengibre, pois ele aumenta a temperatura do interior do corpo, acelerando o metabolismo e potencializando a queima de calorias.

Soja (Glycine max
– A soja alivia os sintomas da menopausa, no caso do fogacho e do suor excessivo.
– Ela pode ser consumida de diversas formas, em forma de farinha, grão, tofu e óleo de soja texturizada. Porém, o modo mais eficaz é consumir como tofu, pois dessa maneira os nutrientes serão absorvidos pelo organismo.
– A soja é contra indicada para crianças menores de 12 anos alérgicos ou sensíveis a algum dos componentes do fitoterápico.

Camomila (Matriaria recutita)
– A camomila é responsável por aliviar espasmos, diminuir ansiedade e atuar também  como um sedativo leve.
– Não recomendada para grávidas e alérgicos à planta, devido a algumas de suas substâncias;
– Curiosidade: o chá de camomila é um famoso chá entre os brasileiros e está na lista de um dos mais consumidos no país;
– A camomila é capaz de promover uma acelerada cicatrização, além de possuir propriedades antibacterianas. anti-inflamatória, anti-espasmódica e calmante, como já citado anteriormente;

Agrião (Nasturtium officinalis)
– O agrião é um ótimo anti-inflamatório das vias respiratórias, recomendado também para aqueles que possuem bronquite crônica;
– Dica: age contra os efeitos da nicotina, logo, sendo recomendado que fumantes consumam essa planta;
– O excesso da mesma pode causar irritação a mucosa estomacal e vias urinárias, além de que, por ser abortivo, grávidas devem evitar a planta.
– Você sabia que a ingestão de agrião é recomendada para consumidores de tabaco? Isso porque possui substâncias que neutralizam, em parte, o efeito da nicotina, assim sendo de grande ajuda.