Sabor do Bem

259

Integrantes:
Alicio Lino
Beatriz Nakamura
Beatriz Polari
Bruna Solar
Carlos Roberto
Marina Carvalho
Samara Lopes

Apresentar o Mesa Brasil
“Existe  um projeto no Sesi e no Sesc de São José do Rio Preto chamado Mesa Brasil, o qual instrui como realizar corretamente o reaproveitamento de alimentos, deixando “o lixo mais pobre e a mesa mais rica”, além de ensinar o valor nutricional da comida”

Dados estatísticos (toneladas desperdiçadas)
“O Brasil desperdiça em média 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano. O braço da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou que 1,3 bilhões de toneladas de comida são descartados pelo mundo em um ano, ou seja, 30% daquilo que é produzido”

“Segundo a FAO, aproximadamente 300 quilos de alimento são desperdiçados por pessoa por ano, enquanto mais ou menos 800.000 pessoas passam fome no mundo”

“O EUA é o país que mais desperdiça alimentos em todo planeta. Os norte-americanos desperdiçam diariamente cerca de 150 mil toneladas de alimentos, principalmente frutas e verduras. A água desperdiçada chega aos 15,9 trilhões de litros, segundo o estudo publicado na revista científica PLOS ONE”

“Em fevereiro de 2016, a França foi o primeiro país a criar uma lei que proíbe os supermercados de jogar alimentos fora. O alimento não utilizado deve ser doado e os mercados que não cumprirem com a lei deverão ser multados A legislação também determina que as escolas devem ensinar os alunos sobre sustentabilidade. As empresas disponibilizem estatísticas de desperdício alimentar em relatórios, enquanto os restaurantes são obrigados a disponibilizar sacos para levar a comida embora”

“A Doutora em sociologia da Sciences Po, a parisiense Marie Mourad, é autora de vários estudos sobre descarte de alimentos. Ela diz que apesar da França não ser o país que menos desperdiça, ela se tornou um dos mais proativos em relação ao assunto”

Exemplos de pratos:

Bolinho de arroz – 89 kcal
Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz cozido
1 colher (sopa) de cebola picada
1/2 dente de alho
2 colheres (sopa) de salsinha
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
sal a gosto

Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes e formar os bolinhos. assar em forno médio por 30 minutos ou fritar em óleo quente.