Currículo Ensino Médio

Desde 2022 os alunos que ingressam no Ensino Médio têm a Formação Geral Básica para o desenvolvimento de competências e habilidades nas áreas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além disso, optam por um itinerário formativo específico que esteja em sintonia com seus projetos de vida. O Novo Ensino Médio do Colégio Parthenon Bom Clima está estruturado em torno de uma proposta que incorpora a experiência escolar, as individualidades e a necessária formação para o mundo. Busca levar nossas juventudes a refletirem e agirem com base nos objetivos do desenvolvimento sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas em três dimensões: social, econômica e ambiental.

Quem é o aluno do Ensino Médio?

Os jovens que chegam ao Ensino Médio são, em sua totalidade, nascidos no século XXI, e apresentam como características principais:

• Praticidade;
• o desejo de estudar assuntos relacionados com a sua realidade e de buscar soluções para problemas concretos;
• a necessidade de serem ouvidos e de terem suas opiniões respeitadas;
• a vontade de fazer parte de algo que impacte positivamente a vida das pessoas e, acima de tudo;
• querem aprender coisas que os auxiliem na execução de tarefas do seu presente, e não apenas aprender coisas que serão úteis para um futuro que é cheio de incertezas e caracterizado pela permanente mudança.

O que o médio precisa ser?

Além de ser um momento de consolidação e aprofundamento de aprendizagens adquiridas em segmentos anteriores, deve promover uma formação humanista integral em suas múltiplas dimensões, promovendo por meio de uma educação empreendedora o desenvolvimento de competências que asseguram a continuidade dos estudos em outros níveis e em outros contextos, a preparação para o mundo do trabalho e a fruição da vida em todas as suas dimensões.

E o que são os itinerários formativos?

É uma parte do currículo que corresponde a um conjunto de unidades curriculares ofertadas pelo colégio que possibilitam aprofundamento dos saberes em uma ou mais áreas do conhecimento. A oferta dos itinerários tem por finalidade valorizar o protagonismo dos estudantes e adequar a formação aos seus projetos de vida.

Durante a 1ª série, todos os alunos cumprem os mesmos créditos em disciplinas dos núcleos de Formação Geral Básica (FGB), Imersão, Expansão e Projeto de Vida. A partir da 2ª série, começam a realizar escolhas curriculares que estejam em sintonia com suas preferências e projetos pessoais.

E como fica o Currículo do ParthYou?

O Novo Ensino Médio do Colégio Parthenon está estruturado em torno de uma proposta que incorpora a experiência escolar, as individualidades e a necessária formação para o mundo. Busca levar nossa juventude a refletir e agir com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas em três dimensões: social, econômica e ambiental.

O currículo do Novo Ensino Médio será estruturado em cinco núcleos distintos:

Expansão

O Núcleo de Expansão é constituído por um conjunto de módulos didáticos, com periodicidade que pode variar de um trimestre a um ano, desenvolvidos a partir de projetos e sequências didáticas variadas. Na 1ª série do Ensino Médio, todos os alunos deverão fazer módulos de todas as áreas do conhecimento e, a partir da 2ª série, os módulos são específicos da área do itinerário formativo que escolheram. É neste Núcleo que ocorre com mais intensidade o processo de diferenciação curricular dos estudantes.

Imersão

As unidades e componentes curriculares do Núcleo de Imersão apresentam perfil transdisciplinar e apoiam-se em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, tais como: ensino híbrido, gamificação, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas (ABP), aprendizagem entre pares (Peer Instruction), entre outras.

Projeto de Vida

O Núcleo Projeto de Vida é formado por cinco unidades curriculares diferentes: Identidade e Contexto, Estratégias de Estudos, Mundo do Trabalho, Dimensão Ética e Social e Tutoria e Orientação Profissional. Este núcleo privilegia o desenvolvimento de competências socioemocionais que apoiem a aprendizagem de ferramentas para a construção dos projetos futuros dos estudantes.

Formação Geral Básica

O Núcleo de Formação Geral Básica é constituído pelos componentes curriculares tradicionais, como Língua Portuguesa, Artes, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. A Formação Geral Básica no Ensino Médio é fundamental para o desenvolvimento de habilidades críticas e comunicativas, essenciais tanto para a vida em sociedade quanto para o sucesso acadêmico. Além de preparar os alunos para os desafios do século XXI, essa abordagem multidisciplinar também os torna mais competitivos nos processos seletivos universitários.

Programa High School

O Programa High School do Colégio Parthenon Bom Clima oferece uma oportunidade única para alunos interessados em obter uma dupla certificação, brasileira e norte-americana. Este programa é especialmente projetado para preparar os estudantes de forma abrangente, permitindo que atendam aos requisitos acadêmicos de universidades tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A grande vantagem é a possibilidade de ingresso direto em instituições de ensino superior norte-americanas, uma vez que o diploma obtido é reconhecido internacionalmente. Assim, o programa não apenas enriquece o currículo do aluno, mas também abre portas para oportunidades educacionais e profissionais em uma escala global.

E tem mais?

Treinos Esportivos, preparação para Olimpíadas Acadêmicas (Academix), Práticas de Banda, Orientação Profissional, Plantões de Dúvidas, Feiras Culturais, Atividades Práticas de Campo (APC’s), Rituais de Passagem, Acampamento e muitas outras atividades e eventos são desenvolvidas no Ensino Médio para enriquecer e diversificar a formação dos alunos.

Ensino Médio